quarta-feira, 2 de setembro de 2009

...sobre o ser mãe

Que difícil que é saber ao certo como educar. Hoje fiquei pensando sobre o que seja educar um filho, ou em outras palavras, e mais essencialmente, como é que me coloco diante de você para me comunicar efetivamente. Você hoje deu um show de manhã pra por roupa, e eu, depois de muito tentar convencê-lo, resolvi colocá-lo no castigo. A verdade é que não funcionou, você se fechou mais ainda pra qualquer comunicação, e eu, pra pensar em uma forma de te fazer entender que precisávamos sair...

Na verdade, ser mãe é que é difícil demais. Como chegar no ponto ótimo e me fazer entender e ao mesmo tempo tentar entendê-lo? Talvez isto seja um ranço meu de psicóloga, mas a verdade é que não consigo não me fazer esta pergunta. Talvez seja mais fácil do que eu imagino, talvez, a saída para alguns seja óbvia, simples e familiar, mas para mim, neste momento não é (grito!!!). E isto tudo me faz pensar nas relações, e também em como é delicado e complexo tomar decisões, porque tomar decisões implica ter que definir, o que é "bom", ou na pior das hipóteses da confusão toda, "melhor" para todos. Este "melhor para todos" é que causa o imbroglio, porque, será que estou realmente te ouvindo, ou até, será que possuo o melhor repertório para resolver o assunto? É uma lama na verdade, mas o duro é que é preciso definir, e esta definição implica talvez, me cegar para o que você sente, deseja ou até precisa de mim.

Culpa, maldito sentimento que nós mães inevitavelmente sentimos. É responsabiliade demais, porque a gente sempre foi e sempre será ligado a vocês e ao seu destino. E tudo que você experienciar, remete a nós enquanto genitoras, matrizes e nutrizes (ou assim a gente segue se enganando...). O seu sofrimento é a nossa falha, e é mais forte que nós nos sentirmos no dever de impedir a sua dor.

Olha filho, a mamãe certamente tomou, toma e tomará decisões ruins, mas acredite, a intenção é sempre amorosa. Me perdoe pelas confusões e pela incompreensão. Tem uma frase bíblica, proferida por Jesus (na cruz!):

Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem...

E eu aqui apelando pra Bíblia... falei de culpa, não falei?

Nenhum comentário:

Postar um comentário